quarta-feira, 4 de novembro de 2009

10 MESES



Hoje minha filha completa 10 meses de vida...
Que Deus derrame sobre sua vida, suas bençãos e te proteja de todo mal que existe nesse mundo.

Mamamãe ama você...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NUMEROLOGIA DO NOME DO BEBÊ

Da Anna Luiza...

O número do destino é: 4

O número da personalidade é: 6
O número da alma é: 7






DESTINO 4: Identifica o propósito na vida


O professor. Sem sombra de dúvida, essa é uma criança que vai seguir a rotina da casa muito rapidamente. Você pode acertar o relógio pelo seu chorinho - será hora de trocá-la e dar de mamar. Há nela um sentido de organização muito forte. Não gosta que mexam nas suas coisas ou nos seus brinquedos.

E não tente engambelar uma criança 4. Exigente, ela cobra que tudo seja feito da forma prometida. Cumpra o combinado ou se prepare para dar alguma explicação verdadeira. Fica magoada quando não respeitada e passa a não acreditar no que os pais dizem.

É amorosa, mas sente dificuldade em expressar os sentimentos, por isso vai tentar demonstrar o afeto com atitudes. Uma delas será compartilhar com os coleguinhas tudo aquilo que sabe – adora ensinar. Como valoriza a estabilidade, essa criança necessita de um lar seguro. Abrace-a mais vezes para que ela tenha certeza disso.


PERSONALIDADE 6: Descreve como ele se comporta e se expressa no mundo


A energia dessa criança inspira o amor e a união. Sua missão é conectar as pessoas. Até aqueles parentes distantes acabaram por se aproximar. Por isso, faça do seu lar um lugar aconchegante. E não se esqueça nunca de valorizar a enorme capacidade de amar do seu bebê. Ele ficará feliz em ser reconhecido.

Você perceberá que o senso de dever dessa criança despontará muito cedo. Através do esforço próprio, ela conseguirá alcançar todos os seus objetivos materiais e profissionais.

E muito cuidado com as críticas. Sua cobrança interna já é alta o suficiente, levando o pequeno a achar que não está atendendo às expectativas de quem ama. Mas esteja preparada para ouvir: desde pequeno, ele sentirá dificuldades em guardar para si suas opiniões. Caberá a você ensiná-lo a entender e respeitar os diversos pontos de vista.


ALMA 7: Revela os sentimentos, nem sempre percebidos pelas outras pessoas


Seu bebê absorve com facilidade a energia do ambiente onde está. Evite levá-lo a lugares tumultuados e prefira programas tranquilos. Você perceberá desde cedo que essa criança tem dificuldade para expressar os seus sentimentos. Mas, à medida que receber amor e afeto, passará a confiar em você – a quem caberá a tarefa de decifrar as suas reações emocionais.

Respeite a individualidade desse bebê e jamais subestime as suas qualidades. Ele busca a perfeição e tudo que fará sairá bem feito. Encoraje-o a estudar e se surpreenderá com a sua inteligência e perspicácia.

Sua missão será ensinar a essa criança a não cobrar tanto de si mesmo e da humanidade e buscar meios práticos para expor as suas brilhantes ideias.



Faça a numerologia do nome do seu bebê você também:

http://bebe.abril.com.br/ferramentas/numerologia/numerologia-nome-bebe.php

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O COLO DA MAMÃE ALIVIA A DOR

Bebê sofre mesmo quando está com a saúde plena. O pequeno leva picada da seringa da vacinação, depois leva outra picadinha quando faz coleta de exames laboratoriais, às vezes na veia. Imagine só aqueles bebês que precisam mais do que apenas as vacinas e os exames de rotina.

Saiba que a dor, infelizmente, faz parte do processo para o bebê ficar bem. Mas agora a boa notícia.

Um estudo orientado por Ruth Gunsburg, professora do Departamento de Pediatria da Unifesp, constatou que um colinho de mãe em conjunto com solução glicosada a 25% (água com açúcar) pode diminuir a sensação de dor que o bebê sente nas intervenções doloridas.

Os indicadores de dor avaliados foram a mímica facial, frequência cardíaca e saturação de oxigenação e também foi avaliado o tempo de duração desses sintomas. Para chegar à conclusão de que o colo da mamãe faz diferença, foram estudados quatro grupo de bebês quando estes tomaram a vacinação contra a hepatite B.

No primeiro grupo, foi oferecido à criança apenas a solução glicosada. No segundo, foi pedido para que as mães ficassem em contato direto com o seu filho na vacinação. Já o terceiro grupo foi beneficiado com os dois procedimentos: solução glicosada e colo de mãe. O último foi o grupo controle onde foi realizada somente a vacinação.

A explicação para a solução glicosada diminuir a sensação de dor é que a estimulação do paladar libera substâncias calmantes. O contato pele a pele com a mãe diminuiu a duração de resposta à dor e atenuou a experiência dolorosa.

Quero colo - Os efeitos benéficos no contato pele a pele com a mãe não têm uma explicação comprovada. Pode ser a liberação de substâncias calmante, conforme estimulação sensorial múltipla como ocorre entre mãe e bebê (o toque, o cheiro da mãe e o fato de o bebê neonato escutar os batimentos cardíacos maternos).

Esses elementos podem bloquear a chegada do estímulo da dor ao sistema nervoso central. A ciência ainda não achou a definição definitiva dos benefícios do colo, mas qual bebê que não resiste a um colinho aconchegante, com altas doses de carinho e afeto?

Dicas

Sempre que puder, esteja presente quando seu bebê tiver que passar por algum procedimento dolorido. Seja forte e lembre-se de que isso reduzirá a dor que o pequeno sentirá.

Não deixe de realizar procedimentos em seu bebê só porque é doloroso. Mesmo sendo doloroso é para o bem do seu filho.

Antes de qualquer procedimento, explique para seu filho o que irá acontecer e que vai estar com ele, mesmo que ache que ainda não entenda.

Bruno Rodrigues

terça-feira, 13 de outubro de 2009

CRIANÇA PRA SEMPRE CRIANÇA...




Ontem, foi o dia das crianças, mas assim como o dia das mães, dos pais, dos namorados e dos amigos, o dia das crianças é todo dia. Todos os dias exercemos a mesma função, mãe, pai, namorado, amigo e criança também. A única coisa que difere esse dia dos demais, é que a criança cultiva dentro de sí, o espírito sempre jovem, motivador, inocente e feliz. Muitos de nós, que já fomos crianças, esquecemos de alimentar nosso espírito com esses sentimentos, com coisas positivas que só nos fazem bem.

Aquele que mantém dentro de sí a criança que foi um dia, será pra sempre um ser humano feliz! Espero que a minha pequena seja assim, pra sempre uma criança feliz... Como eu fui e como mantenho minha alma.

Feliz dia das crianças pra todos!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

DIA DAS CRIANÇAS VEM AÍ...




O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.

A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!


Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Fonte: site Shopping b - http://www.shoppingb.com.br/

 

EVOLUÇÃO...

04 de Janeiro de 2009
12h34
Mooca
São Paulo
Brasil...




Começou a história mais linda da minha vida... E vem sendo desde então não me canso de dizer, de elogiar, de até esnobar o quanto sou feliz por ter a minha pitoca comigo. No último dia 04, a Annalu completou mais um mês de vida, e claro, foi bastante comemorado por todos... Agora ela já tem 2 dentinhos, mexe em tudo, anda no andador pra lá e pra cá... arrasta o balde na lavanderia, puxa as gavetas do buffet da sala, joga tudo que ela tem nas mãos no chão, e nossa, quantas coisas mais a minha linda filha já faz.




Nunca esperei tanto os finais de semana só pra ter mais tempo pra curtir a Anna. Nunca tive tanta vontade de ir nos lugares, com ela, só pra ter o prazer de estar com ela aonde quer que fosse...




Há 9 meses sou mãe e às vezes, parece que sou há 9 anos tamanha responsabilidade e em outras, apenas 9 horas, cheia de medos e receios de que alguma coisa não dê certo, e que ela apresente algum tipo de dodói, sei lá...

Nunca fui tão feliz em toda minha vida, Eu não tenho todas as coisas materiais, nem financeiras que o dinheiro pode comprar... Ainda não sou 100% profissionalmente feliz, mas isso tudo é tão insignificante diante de TUDO que eu tenho que é a minha pitoca.

Ela é assim, é TUDO na minha vida, e se eu tenho TUDO, é claro que eu sou completamente FELIZ!



9 MESES DA ANNALU





"Sou uma filha da natureza:

quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo,
de um mistério.

Sou uma só... Sou um ser.
E deixo que você seja. Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo."

Clarice Lispector

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

NA PRAIA


Levamos a Annalu na praia pela segunda vez, e o sol compareceu, ainda bem!!! Ela molhou os pés na água, foi tão lindoooooooooooooooo, adorei!!! Nunca esquecerei a carinha dela...


Existem momentos que marcam e a gente não esquece nunca mais. O dia 7 de setembro é um dia desses, dia em que eu pra sempre irei lembrar que a Annalu pisou na areia do mar e molhou os pés também.


Filha te amo!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

NA PRAIA: 7 DE SETEMBRO

Molhando os pés na água pela primeira vez...

Passamos por vários momentos na vida e um deles em especial, eu vivi no último feriado, com a minha filha amada que pela primeira vez pisou na areia e na água do mar.

Nunca vou esquecer esse momento!!

Annalu te amo!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

8 MESES

E lá se passaram 8 meses que eu me tornei mãe... Graças a Deus, foi a coisa mais maravilhosa que me aconteceu em 29 anos de vida! Deus obrigada por mandar meu anjo morar comigo... Obrigada por me dar a honra de ter a Anna Luiza na minha vida.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

PÉ NA ESTRADA COM A ANNALU

Viajar é minha grande paixão, meu grande prazer. Troco fácil fácil sair de balada pra poder ir viajar. Às vezes p destino é pacato, é só pra relaxar... ou em outros casos, pra ir curtir um final de semana com os amigos ou conhecer lugares novos, enfim. E com a Annalu tem sido muito bom sair, viajar, ir pra baixo e pra cima, rs! Ela não dá um pingo de trabalho... não estranha, não chora, é uma benção, rs!

Visita a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e pagamento de promessa pela saúde e bem estar da minha filha Anna Luiza... No dia do parto, quando entrei no centro cirurgico, pedi a Nossa Senhora que a Annalu viesse com plena saúde, perfeita e que nós duas não tivessemos nenhuma complicação durante o parto. Se tudo desse certo, eu levaria a Anna Luiza na Basílica quando ela completasse 6 meses de vida. Fomos atendidas graças a Deus e a Nossa Senhora.

Abaixo, as fotos da promessa que eu fui pagar em Aparecida do Norte, com a minha filha, familia e amigos queridos. Minha nova familia: Todo mundo tem uma foto assim, com a Basílica ao fundo... Quero muito poder aproveitar vocês e esses momentos diversas vezes.
Minha mãe, a docinho da Elaine, Annalu, eu, Mari e Cassiano: Obrigada pela companhia!
Annalu recebeu a benção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém! Obrigada Nossa Senhora por ter cuidado de nós no dia do parto.
Filha pra sempre vou te amar!! Por toda minha vida, eu sei que vou te amar...

UM MINUTO - D'BLACK E NEGRA LEE


Ontem cantei o refrão dessa música bem baixinho pra Annalu, e ela ficou encantada...

Ai gente, como ela é linda!!!




"Alô?""Olha, eu só tenho um minuto..."

Por onde quer que eu vá vou te levar pra sempre
A culpa não foi sua
Os caminhos não são tão simples, mas eu vou seguir
Viajo em pensamento
Numa estrada de ilusões que eu procuro dentro do meu coração

Toda vez que fecho os olhos é pra te encontrar
A distância entre nós não pode separar
O que eu sinto por você não vai passar
Um minuto é muito pouco pra poder falar
A distância entre nós não pode separar

E no final, eu sei que vai voltar
Por onde quer que eu vá vou te levar pra sempre

A vida continua
Os caminhos não são tão simples, temos que seguir
Viajo em pensamentos
Uma estrada de ilusões que eu procuro dentro do meu coração
Toda vez que fecho os olhos é pra te encontrar
A distância entre nós não pode separar
O que eu sinto por você não vai passar
Um minuto é muito pouco pra poder falar
A distância entre nós não pode separar

E no final, eu sei...
E no meu coração, aonde quer que eu vá

Sempre levarei o teu sorriso em meu olhar
Toda vez que fecho os olhos é pra te encontrar
A distância entre nós não pode separar

O que eu sinto por você não vai passar
Um minuto é muito pouco pra poder falar
A distância entre nós não pode separar
E no final, eu sei que vai voltar

Eu sei que vai voltar...

Oh, Oh ...
Eu sei que vai voltar ...

4 = 7



Que grande prazer sinto em escrever que hoje, nesse dia lindo de sol, minha filha completa 7 meses de vida. Hoje tem festa? Tem "sinsinhô"... Tem bolo? Tem "sinsinhô", tudo feito com muito carinho e amor por ela. E hoje quem me acordou com aquele sorriso banguelinha lindo de morrer? Ela é claro, rs! E quando abri os olhos e a ví, ela segurou meu rosto com as duas mãozinhas e disse: - "Mamamamama huruuuu roooooooo iashiiiiiii". Traduzindo, ela disse: - "Mamãe eu te amo!!!! kkk...

E eu babei toda, kkk...

Filha te amo demais. Você é a minha filha favorita, a criança mais linda desse mundo, mais especial, mais tudo de bom!!! kkk... Tudo isso porque você é a pessoa que me faz mais feliz e completa.

Ontem, cantei pra ela um trechinho da música do D'Black com a Negra Lee, e ela ficou quietinha, ouvindo... abria e fechava a boca, soltava uns ishiiiiiiiiiii, uruuuuu... Linda demais!!!

Filha hoje você me dá a alegria de completar 7 meses de idade, com muiiiiita saúde, com uma evolução fantástica, e tenho certeza que daqui pra frente será cada vez melhor. Obrigada por fazer parte da minha vida, por me fazer a mãe mais feliz desse mundo, rs!


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AMAMENTAÇÃO É TUDO




SES incentiva aleitamento materno através de campanha


A dona de casa Natália da Silva, de 25 anos, ajeita em seus braços a filha de apenas 4 meses, buscando a melhor posição para iniciar a amamentação. Estefane Rachely da Silva Santos é segunda filha de Natália, que não dá trabalho à mãe enquanto toma o leite materno. “Diferente da primeira gestação, meus seios não ficaram doloridos, nem feridos. Na maternidade onde eu tive Estafane, eles me ensinaram a posição certa de dar de mamar e os cuidados necessários para evitar futuras dificuldades na amamentação”, disse.


Com o propósito de informar gestantes, mães e futuras mães sobre os benefícios da amamentação e desfazer mitos em torno do tema, técnicos da Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente da SES realizaram, na manhã desta segunda-feira (03), uma mobilização da Estação Central do Recife, por onde passam todos os dias cerca de 200 mil pessoas. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou a campanha estadual para estimular o aleitamento materno. Com o tema “Não desista da amamentação: a saúde do seu filho vai depender do seu esforço”, campanha desse ano tem como foco conscientizar às mães que não se pode desistir de amamentar, mesmo que algumas dificuldades surjam.


Para Natália da Silva, ter acesso à informação foi um diferencial para que ela conseguisse alimentar a pequena Estafane de maneira eficaz. A falta de conhecimento, no entanto, tem feito com que muitas mães desistam de amamentar o filho quando ele ainda tem meses de vida, devido algumas dificuldades que surgem no período da amamentação. Segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) do Ministério da Saúde, em Pernambuco, estima-se que 65,79% dos bebês com até quatro meses de vida tem a amamentação como única forma de nutrição. A OMS preconiza que todos os bebês tenham o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida.


Segundo a coordenadora estadual do Programa de Aleitamento Materno, Andréa Zacchê, o foco da campanha elaborada pela SES optou por abordar não o lado bonito e majestoso da amamentação, mas enfatizar o surgimento de alguns problemas que acabam fazendo a mãe desistir de amamentar. “Essa mãe precisa saber que ela precisa continuar amamentando, para que o seu bebê seja um adulto saudável”, disse.


Andréa Zacchê afirmou que muitos problemas na amamentação podem ser resolvidos com soluções simples e fáceis de serem executadas. “O bebê só fere o seio da mãe se ele sugar o leite diretamente no bico do peito. Se a mãe colocar o bebê bem próximo do seu corpo, o que chamamos de barriga com barriga, ele vai sugar toda a parte escura do seio, distribuindo a força e evitando fissuras”, explicou. Ela disse, ainda, que é muito raro uma mãe não produzir leite. “Mesmo assim, não é difícil encontrar mulheres que afirmam ter problemas em dar de mamar. Elas precisam saber que estão amamentando de maneira errada e corrigir o erro. Nossa campanha pretende difundir essas informações”, afirmou.


O lançamento da campanha estadual abriu as comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que se encerra no próximo dia 8, com a realização de um simpósio promovido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Estiveram presentes no evento os atores da Companhia do Riso, equilibristas em pernas de pau, um violinista, o Coral da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), além de diversos representantes de hospitais Amigos da Criança e secretaria municipais de saúde. Para a realização da campanha, foram produzidos 35 mil folders e 3 mil cartazes.


Fonte: Boletim Informativo do Governo de Pernambuco: Assessoria de Impressa

sexta-feira, 24 de julho de 2009

JOANINHAS


Estou pensando em mudar toda decoração do quarto da Anna Luiza. As paredes são verde e lilás, e a decoração é de bonecas em mdf. Umas estão prontas e outras estou pintando. Mas, domingo eu comprei uma Joaninha pra ela de pelúcia, e na hora veio na cabeça uma decoração nova e totalmente diferente do que eu já tinha idealizado.


Sempre gostei de Joaninhas, mas nunca pensei em fazer alguma coisa do tipo. Agora estou pensando em pintar a parede de branco, onde está lilás, manter o verde, e colocar várias joaninhas como enfeite. Estou pesquisando alguns sites, vendo algumas revistas de decoração pra ver se chego aonde quero. Se não der certo, volto pro projeto original...

VOTEM NA ANNA LUIZA!!!






Toda mãe acha seu filho (a) lindo de morrer... Eu não sou diferente, kkk, e não é por nada não, mas minha filha é MUITO LINDA...


Ajudem a Anna Luiza a entrar no álbum "Os Nossos Bebês" clicando no link acima e votando na fotinho dela.

PRAIA


No último final de semana, fui pra praia com os amigos e com a minha família. No carro, que antes era ocupado apenas por mim e por meu namorido, tinha uma nova passageira, rs! A minha querida filha. Enquanto nós íamos conversando na frente, a minha pequena se distraia com os brinquedinhos que coloquei na cadeirinha dela, ao mesmo tempo em que olhava a paisagem e arregalava o olho no túnel da nova Imigrantes, rs!

Chegamos na praia embaixo de chuva e frio. Ficamos o sábado todo dentro de casa, conversando, rindo, fazendo bagunça e vendo o tempo passar.




No domingo, apesar do frio, um solzinho saiu e não choveu. Peguei minha pequena e a levei até a praia pra ver o mar. Levantei ela e disse: - "Filha esse é o mar". E ela me olhou com aquela carinha que dizia assim: - "Tá mãe, e daí?", rs...



O máximo de água que ela já tinha visto foi dentro da banheirinha dela, que ela ama por sinal, e nada mais.


Estamos combiando de voltar lá em Agosto, quem sabe temos a sorte de pegar um dia com sol e daí ela poderá molhar o pezinho na água.


SER CRIANÇA





Preparei um texto sobre ser criança, relacionei com o trágico destino de Michael Jackson e cheguei `a conclusão óbvia de que uma infância bem construída faz adultos melhores, diferentes dos que temos visto por aí. Muito embora eu tenha desabafado nesse meu texto, não vejo porque publicá-lo se essa semana tem sido mágica pra mim. Se na semana em que fico mais “madura”, sinto-me tão menina, tão criança.Estar com meu filho me faz poderosa, ao passo que me faz menina. Namorar meu marido também. Cantar também. Amar. Por isso eu desejo mais do mesmo para minha vida. Quero ser uma mulher sábia, experiente, segura; mas não posso deixar de pedir a Deus que me faça cada dia mais menina. Acho que o maior desafio do ser humano é, com o passar dos anos, procurar um jeito de não se distanciar tanto da criança que foi. Quero corrigir meu defeitos, mas quero ter o coração puro. Quero estar sempre em paz comigo e com os outros. Quero a consciência de que quando aponto o defeito dos outros com um dedo, aponto três dedos para mim, mas não quero a culpa nas costas, quero o perdão e o aprendizado. Não quero ter razão. Quero ser feliz. Quero que vocês sejam felizes.


Cláudia Leitte

quarta-feira, 15 de julho de 2009

AS VACINAS

A Anna Luiza tomou a 3º dose da antipólio, Hepatite B e da Tetravalente na última segunda-feira e assim como das últimas vezes, ela teve febre alta e ficou muito ruinzinha. Não dormiu direito e de madrugada chorou, mamou e resolveu bater um papo cabeça comigo, é claro, sua companheira de quarto. Dei um remédio pra febre baixar e consequentemente pra diminuir a dor e aos poucos foi passando.

Evidente que não podemos deixar de dar as vacinas, mas me corta o coração vê-la ruim e com febre então... péssimo sinal. Mas são fases, são etapas que temos que viver e passar.



Saiba mais sobre as vacinas:


Vacina: o fiel amigo de seu filho


Sabe aquele irmão mais velho que não deixava ninguém chegar perto de você para tentar te machucar? Muitos não tiveram uma figura na família que o defendesse com unha e dentes, mas todos têm um “amigo do peito” chamado vacina.

A vacina é muito mais que um simples parceiro. Ela é amiga pra toda hora, pois oferece imunização, protegendo crianças, adultos e idosos contra diversas doenças causadas por vírus e bactérias.

Mas por que a vacina é tão eficaz e imprescindível para uma vida saudável de um bebê, por exemplo? Muito simples. A vacina é feita com os próprios microrganismos que causam as doenças, porém sem poderes de ataque. Com isso, a pessoa passa a ter anticorpos já conhecidos das doenças, facilitando na queda-de-braço com a enfermidade.

A vacina inibe o desenvolvimento da doença, pois forma anticorpos contra ela, mesmo se entrar em contato com o microorganismo “forte” da doença.

Portanto, vacinar seu filho é mais que uma questão de preocupação com a saúde do pequeno. É uma forma de demonstrar amor e proteção. Só dessa forma ele estará protegido contra doenças que nem sempre têm cura. Todos os anos, 3 milhões de vidas são salvas por causa das vacinas.
Quer mais vantagens da vacina? - As vacinas são mais eficazes no controle das doenças do que a medicação usada para a cura, além de serem um método mais barato para controle da saúde pública.

Outro ponto importante das vacinas é fazer com que os microorganismos não fiquem resistentes aos antibióticos. Quanto maior o uso das vacinas, menor o número de casos de doenças, menor a quantidade de antibiótico usada e, assim, menor o número de microorganismos mutantes resistentes ao remédio.

Lembre-se, mamãe: por mais importante que seja a vacina, nunca deixe de levar seu filho a um pediatra. O médico do seu filho é o profissional mais aconselhado para indicar quando e qual vacina aplicar.

Toda criança precisa de “vacina” de carinho eterno. Por isso, pais, sigam rigorosamente o calendário de vacinação e não percam datas importantes de vacinação. Seu filho merece ter saúde para viver feliz!

Bruno Rodrigues

terça-feira, 14 de julho de 2009

DOR DO PARTO




Dor do parto oferece vantagens, afirma especialista


da Efe, em Londres


A dor do parto tem uma série de efeitos benéficos para a mulher e para o bebê que são anulados quando a paciente opta por dar à luz com anestesia epidural, embora a técnica seja útil e imprescindível em alguns casos.


Saiba mais sobre maternidade e infância
É o que afirma Denish Walsh, obstetra e professor da Universidade de Nottingham, em artigo publicado na revista "Evidence Based Midwifery" no qual explica que a dor é um rito de transição que ajuda a regular o parto.


Segundo Walsh, além de contribuir claramente com a fisiologia do parto, ajuda a fortalecer o vínculo entre a mãe e o filho e prepara a mulher para as responsabilidades da maternidade.
Sem menosprezar o valor da anestesia epidural, que pode ser fundamental em alguns casos, o professor aponta que seu uso aumentou muito nos últimos 20 anos, apesar da disponibilidade de outras alternativas menos invasivas contra a dor.



Entre as vantagens de optar por um parto natural, além de razões médicas, está o prazer desse rito fisiológico que culmina com o nascimento do bebê, junto ao fato de que a própria dor induz à liberação de endorfinas, que dão uma sensação de euforia e bem-estar, destaca o especialista.
Walsh afirma que alguns estudos demonstraram que a anestesia epidural aumenta a probabilidade de ter que induzir as contrações com tratamentos hormonais e é mais frequente o uso de fórceps para ajudar a saída do bebê.


No Reino Unido, o uso da anestesia aumentou 17%, entre 1989 e 1990, e 33%, de 2007 para 2008. O professor recomenda ao Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) outras alternativas de alívio à dor como ioga, massagem e tratamentos em piscinas.



Leia mais sobre parto